Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

OSTEOPOROSE

Atualmente, definimos osteoporose como doença do esqueleto caracterizada pelo comprometimento da resistência e da qualidade óssea, predispondo a aumento do risco de fraturas, sendo as mais frequentes no punho, coluna dorsal e lombar e a nível do quadril. Estima-se que ocorre uma fratura por fragilidade do quadril a cada 3,23 minutos no mundo e com o envelhecimento da população, este número tende a aumentar, 



A osteoporose é uma doença metabólica do tecido ósseo, caracterizada por perda gradual de massa óssea, que enfraquece os ossos, por deterioração da microarquitetura tecidual, tornando-os mais frágeis.



Pode ser primária (relacionada ao período pós menopausa ou com a idade do paciente) ou secundária (relacionada a outras patologias, como hiperparatiroidismo, diabetes mellitus, ingestão de corticosteroides, mieloma múltiplo, doenças reumáticas...)



É mais freqüente em mulheres, magras e da cor branca. Afeta, sobretudo, indivíduos acima dos 65 anos de idade. Pode estar relacionada a alguns fatores de risco, como tabagismo, alcoolismo, dieta pobre em cálcio, pouca exposição solar, sedentarismo e uso de corticoides.



Na maioria dos casos, o diagnóstico será elaborado após a ocorrência de uma fratura por fragilidade. Em termos de investigação, o exame de eleição para o seu diagnóstico é a densitometria mineral óssea. Todas mulheres de 65 anos ou mais e homens  a partir de 70 anos, independente da presença de fatores de risco, deverão realizar este exame. Exames laboratoriais serão realizados para afastar causas secundárias.



A prevenção está centrada em cuidados nutricionais (alimentos riscos em Cálcio e Vitamina D), exercícios físicos regulares e a identificação e tratamento de possíveis causas/fatores de risco, como menopausa precoce.



O tratamento está centrado em medicamentos. A ingestão de cálcio e a administração suplementar de vitamina D devem fazer parte de qualquer regime terapêutico para a osteoporose. Todos os pacientes com perda óssea, ou em potencial de risco para perda, devem ser aconselhados a ingerir cálcio e vitamina D, ou a usar suplementos equivalentes



A base do tratamento é o uso de medicamentos anti reabsortivos, ou seja, que impedem o processo de reabsorção óssea (anulação do efeito dos osteoclastos). Os mais usados, atualmente, são os bifosfonados (administração via oral ou injetável que pode semanal, mensal e até mesmo anual). Outras drogas podem ser utilizadas, como raloxifeno, anticorpos monoclonais e análogos do PTH.



 



 



 


Voltar