Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO

A osteoporose primária é uma doença bastante prevalente na população, com uma maior incidência entre mulheres pós-menopausa. Esta doença leva à perda progressiva de tecido ósseo, contribuindo de forma significativa para o risco de fraturas, sobretudo do quadril.



Alguns fatores predisponentes podem ser evitados, como tabagismo, uso excessivo de bebida alcoólica, inatividade física, dieta pobre em cálcio e pouca exposição solar.



Vamos, então, falar um pouco mais sobre um deles: o papel da dieta na prevenção e tratamento da osteoporose.



Sabe-se que uma alimentação rica em cálcio ao longo da vida contribui muito para a formação de uma massa óssea adequada, juntamente com atividade física.



E quais são os alimentos mais ricos em cálcio?



Classicamente, o leite de vaca e seus derivados (iogurtes e queijos) são os mais lembrados. Porém, se você tem intolerância ao leite e derivados, há várias outras opções como: brócolis, vegetais verde-escuros como espinafre e couve, gergelim e linhaça, manjericão, amêndoas , castanhas e nozes, feijão e finalmente as sardinhas.



Importante lembrar que existem alguns fatores que atrapalham a absorção de cálcio no sistema digestivo, como uma refeição rica em fibras, uso abusivo de medicamentos anti-ácidos, e deficiência de vitamina D. A recomendação para adultos é de 1000mg de cálcio por dia.



 



Fonte: Dra. Marina Schumacher (médica especialista em Clínica Médica e Nutrologia)


Voltar