Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

LESÃO DO TENDÃO PATELAR

?O tendão ou ligamento patelar é uma estrutura de tecido conjuntivo fibroso que une a patela à tíbia e ele faz parte do mecanismo extensor do joelho, em conjunto com o tendão do quadríceps, os retináculos medial e lateral e a própria patela.
A sua lesão ficou famosa por ter ocorrido nos joelhos do jogador de futebol Ronaldo Fenômeno, quando o mesmo atuava no futebol italiano (Inter e Milan).
A ruptura do tendão patelar pode ser parcial ou total. Ela pode ocorrer dentro da estrutura do tendão ou na junção osteo-tendínea e isso é importante para o planejamento da técnica cirúrgica.
As rupturas podem ocorrer em tendões normais ou patológicos (degenerados).
O mecanismo típico de lesão é a contração excêntrica violenta do músculo quadríceps com o pé fixo ao chão e o joelho em desaceleração, como, por exemplo, na aterrissagem de um salto. Em tendões degenerados (inflamação crônica), não há a necessidade de mecanismo de lesão tão violento.
O diagnóstico é clínico e será confirmado pelo raio-x (patela com altura elevada) e pela ressonância nuclear magnética.
Geralmente, é uma lesão de tratamento cirúrgico através da sutura do tendão rompido às estruturas ósseas, para qual há várias técnicas cirúrgicas. Em alguns casos, esta sutura poderá ser reforçada com algum enxerto tendíneo dos tendões da "pata de ganso". No pós operatório, o paciente ficará imobilizado com um aparelho chamado de "brace".
Voltar