ARTROSE DO JOELHO

O desgaste articular (artrose) do joelho é uma patologia muito comum no dia a dia do consultório. Com o envelhecimento gradual da população, ela tende a ser cada vez mais frequente.
Ela é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e, acomete, principalmente, adultos acima dos 60 anos (mais comum em mulheres) e está muito associada à obesidade. Pode estar associada a algumas patologias sistêmicas também, como artrite reumatoide, artrite gotosa, hemofilia e anemia falciforme.
Uma boa parte destes pacientes apresentam deformidades (desvios do eixo) no joelho, tais como, geno varo (mais comum) e geno valgo. É muito comum a associação com lesões meniscais ou ligamentares prévias do joelho e a fraturas articulares, sobretudo, as do platô tibial.
A dor, o inchaço articular, o falseio e a dificuldade para deambular são os sintomas mais frequentes. Geralmente, os pacientes necessitam utilizar bengalas para deambular.
O diagnóstico é clínico e complementado pelo raio-x.
O tratamento é clínico e a cirurgia será considerada como uma opção derradeira no arsenal terapêutico.Analgésicos e anti-inflamatórios são importantes no manejo dos sintomas, assim como fisioterapia, hidroterapia e crioterapia. Os pacientes devem ser aconselhados a perder peso bem como evitar atividades de impacto e escadas, além de atividades de agachamento ou ajoelhados. Infiltrações com corticoides ou viscossuplementação com ácido hialurônico também podem ser indicados.
A opção de tratamento cirúrgico será a artroplastia (prótese) de joelho.