Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

COMO É A CIRURGIA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR ?

Atualmente, o método padrão para reconstrução do ligamento cruzado anterior é por meio da artroscopia, a qual permite, também, o tratamento de possíveis lesões associadas, como roturas de menisco e lesões condrais. Existem várias técnicas para a sua realização e as mesmas têm evoluído anualmente.
A cirurgia é feita sob anestesia geral ou anestesia raquidiana e tem caráter ambulatorial (não há necessidade de internação).
A reabilitação (fisioterapia) inicia-se, imediatamente, pós o procedimento e o retorno às atividades físicas de alto rendimento leva, em média, de 6 a 8 meses.
A reconstrução ligamentar é feita através de enxertos tendíneos, sendo que os mais utilizados são uma parte do tendão patelar ou os tendões da chamada "pata de ganso" (tendões flexores - grácil e semitendinoso).
A parte artroscópica da cirurgia é realizada por 02 a 03 pequenas incisões no joelho e através desta que é feita a avaliação completa da articulação e o reparo do ligamento rompido.
A fixação do novo ligamento é feita através de túneis ósseos tanto na tíbia como no fêmur. Existem diversos meios de fixação do novo ligamento (enxerto) no osso, sendo os parafusos de interferência e o sistema "endobutton" os mais utilizados em nosso meio. Após a fixação do enxerto , o médico testa a articulação do joelho, observando se ela apresenta uma mobilidade adequada e, principalmente, se o joelho está estável.
Voltar