Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

PRÓTESE DE JOELHO

A prótese ou artroplastia total do joelho tem se tornado cada vez mais popular. A ideia é, em princípio, corrigir no joelho qualquer grau significativo de destruição articular, deformação e perda de mobilidade e isso pode ser feito através da prótese com restauração da morfologia e biomecânica articular.
O objetivo da cirurgia é o de restabelecer a forma e alinhamento da articulação, devolvendo-lhe a estabilidade, a mobilidade e suprimindo ao máximo a dor, que é a principal indicação para a sua realização.
A cirurgia consiste no reparo do joelho através da colocação de componentes metálicos (cimentados ou não) nos côndilos do fêmur e no platô tibial, os quais estarão articulados por meio de um componente em polietileno. A superfície articular da patela poderá ou não ser substituída e isso dependerá de fatores anatômicos do paciente e da escolha do cirurgião.
As principais patologias tratadas por meio da prótese são as degenerativas podendo ou não estar acompanhadas por deformidades (geno varo ou geno valgo), como gonartrose, artrose pós traumática, osteocondrite, osteonecrose e artrite reumatoide com acometimento articular do joelho.
Geralmente, os pacientes têm mais de 60 anos e a sua realização deve ser antecedida por bastante conversa no pré operatório, afim de enfatizar os cuidados e possíveis complicações relacionadas a esta cirurgia.
Voltar