Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

SLAP

O termo "SLAP" foi descrito por Snyder, em 1990, origina-se do inglês e significa "Superior Labrum Anterior and Posterior". As primeiras publicações desta patologia são da literatura americana e os primeiros relatos são em atletas arremessadores do beisebol.
Esta é uma lesão do labrum, a qual é um tecido fibroso com grande importância para a estabilidade do ombro e para o revestimento articular. Em sua porção superior, ele está intimamente ao tendão do cabo longo do bíceps e são estas duas estruturas que fazem parte do processo patológico.
Há variantes da normalidade no complexo de ligação do cabo longo do bíceps no quadrante superior do labrum que não devem ser confundidas com a patologia.
O mecanismo clássico desta lesão é pelo efeito "peel back" durante um exercícios de arremesso. O arremessador aumenta progressivamente com o treinamento a capacidade de rotação externa e abdução para aumento da força do arremesso, ocasionando assim uma torção bicipital no seu local de origem no lábio glenoidal, podendo ocasionar , de posterior para anterior, uma lesão no complexo superior do labrum.
Clinicamente, os pacientes podem referir dor e um "click" característico, sobretudo em movimentos de abdução e rotação externa. Existem testes específicos no exame físico que sugerem o diagnóstico.
Artro-ressonância nuclear magnética é o exame de imagem de escolha, porém o diagnóstico final e através da artroscopia do ombro.
É comum a ocorrência com outras lesões do ombro, como roturas do manguito rotador.
Na falha do tratamento conservador ou na presença de lesões do manguito rotador ou na presença de sintomas mecânicos severos, estará indicado o tratamento cirúrgico via artroscopia.
Voltar