Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

LUXAÇÃO DO OMBRO

O ombro é a articulação do corpo que mais comumente sofre luxação (quando ocorre o deslocamento de uma articulação) e a instabilidade anterior é a forma encontrada mais frequentemente. Apresenta maior incidência em homens jovens e geralmente está associada a um evento traumático.
Raramente, a instabilidade pode ser posterior e estará associada a algumas condições, como crise convulsiva ou choque elétrico.
Caracteriza-se por ser uma urgência ortopédica e requer redução incruenta com brevidade. Normalmente, a redução é feita a nível de pronto atendimento, sem a necessidade de sedação. Existem várias manobras para recolocar o ombro no lugar.
Podem ocorrer lesões associadas, como rotura de estruturas articulares, como o labrum (lesão de Bankart), lesão de Hill-Sachs, roturas do manguito rotador, fraturas e, até mesmo, lesões nervosas.
O tratamento definitivo irá depende da idade do paciente e de suas atividades laborais e esportivas, além da recidiva ou não da luxação, o mecanismo da lesão e as lesões associadas, além da presença de hiperfrouxidão ligamentar generalizada, a forma de redução da luxação (se espontânea ou auxiliada) e o grau de confiabilidade do paciente para cumprir um protocolo de reabilitação. Torna-se, portanto, difícil a decisão da melhor indicação terapêutica e a mesma deve ser individualizada.
Voltar