Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

RIZARTROSE

O termo artrose refere-se à degeneração articular que ocorre nas articulações sinoviais do corpo, como joelho e quadril.
Rizartrose refere-se ao desgaste articular que ocorre na base do polegar, entre o 1º metacarpiano e o osso trapézio (carpo).
Essa alteração pode ser primária ou secundária (relacionada a alguns fatores, como pós trauma ou relacionada a outras patologias articulares,como artrite reumatoide e gota).
Geralmente, é mais comum em mulheres pós a menopausa e pode estar relacionada a atividade laboral de corte e costura (costureiras) bem como ao uso excessivo de aparelhos celulares.
Clinicamente, há dor na base do polegar e pode estar associada à perda de força para movimentos de pinça e de preensão.
O diagnóstico é confirmado pelo Raio-X. Em estágios iniciais da doença, a ressonância magnética pode ser útil. Pelo raio-X, a rizartrose poderá ser classificada em 04 graus de acordo com a sua gravidade.
Inicialmente, o tratamento é conservador e estará baseado em analgésicos e anti-inflamatórios via oral além de crioterapia, fisioterapia e mudanças de hábitos de vida. A infiltração local com corticoide e anestésico poderá ser aplicado.
Para os casos mais graves ou refratários ao manejo conservador, estará indicado o tratamento cirúrgico, para o qual existem diversas técnicas.
As propostas de tratamento da rizartrose vem evoluindo desde a simples retirada do trapézio, artrodeses, hemiressecções do trapézio e base do primeiro metacarpiano com interposição de tendões (tenoartroplastias) - mais empregada atualmente, reconstruções ligamentares puras, e, até mesmo, artroplastias.
Voltar