Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

CISTO SINOVIAL

Um cisto sinovial é definido como uma cavidade de tecido epitelial repleta de conteúdo líquido no seu interior.



Os cistos se formam quando o líquido sinovial extravasa a partir da bainha dos tendões ou da superfície articular e acaba sendo encapsulado. A origem dos cistos não está exatamente estabelecida, mas podem surgir por traumas repetitivos ao nível da cápsula articular ou por movimentos repetitivos, ocasiando um processo inflamatório ao nível da bainha dos tendões. Contudo, os cistos podem surgir em casos sem história de trauma ou em pessoas sedentárias.



Com o passar do tempo, os cistos podem aumentar ou diminuir de tamanho. Isto está relacionado ao seu agente causal. A maioria destes cistos é pediculado.



O local mais frequente de aparecimento destes cistos é ao nível do dorso do punho, contudo, podem surgir na face volar e lateral do punho, também.  Normalmente, estas são áreas de enfraquecimento da cápsula articular.



Os cistos podem ser assintomáticos ou causar dor e desconforto pelo aumento de volume local. É importante ressaltar que estes cistos são benignos.



O diagnóstico é clínico e complementado por raio-X e ecografia. 



O tratamento varia de acordo com a sintomatologia e os anseios do paciente. Ele pode variar desde uma conduta expectante ( medicação sintomática, imobilização, crioterapia e fisioterapia) até uma abordagem cirúrgica, a qual pode ser via aberta ou minimamente invasiva (artroscopia). Uma outra conduta possível é a punção e aspiração ambulatorial do cisto. Em todas modalidades de tratamento, é possível a recidiva do cisto. 


Voltar