Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

NEUROMA DE MORTON

O neuroma dos nervos digitais plantares foi inicialmente descrito por Durlacher, em 1845, e difundido por Thomas G. Morton, em 1876, levando seu nome.
A ocorrência dessa alteração tem predileção pelo terceiro espaço interdigital (entre o 3º e 4º pododáctilos). A presença de maior mobilidade no quarto metatársico em relação ao terceiro favorece a ocorrência de microtraumas.
A incidência é maior nas mulheres acima de 40 anos, pela preferência em usar calçados elevados e mais estreitos em sua face anterior, o que favorece a compressão do nervo contra os ligamentos, levando à inflamação do mesmo e a ocorrência do neuroma;
Clinicamente, o neuroma de Morton produz dor característica no antepé, levando o paciente, em algumas ocasiões, a retirar o sapato e massagear os dedos. Essa dor irradia-se para os dedos, podendo ocorrer formigamento e sensação de queimação, que podem ser agravados pelo uso de sapatos.
O diagnóstico é clínico e poderá ser complementado pela ecografia e, até mesmo, pela ressonância nuclear magnética.
O tratamento está baseado na mudança dos calçados e em medidas analgésicas e anti-inflamatoria. A infiltração com corticoesteroides pode ser uma alternativa. A cirurgia é um tratamento de exceção.
Voltar