DOR NO CALCANHAR

A talagia que é, popularmente conhecida como "dor no calcanhar" é uma causa muito comum de atendimento médico em consultório.

A maioria das pessoas atribui esta dor à presenção do esporão, contudo ele não pode ser considerado o vilão por este sintoma.

A grande causa desta dor é a fasciite plantar, que é uma inflamação que ocorre na fáscia plantar. O esporão surge como uma consequência desse processo inflamatório. O esporão está presente em aproximadamente 50% dos pacientes com síndrome dolorosa do calcanhar. Destes, somente 5,2% dos pacientes apresentam dor estritamente relaciona ao esporão.

É uma síndrome dolorosa muito comum entre os 40 e 70 anos, sendo mais frequente nas mulheres e geralmente a dor é pior na 1ª pisada do dia (dor matinal ao sair da cama).

A sua causa exata  é desconhecida. Entretanto, vários fatores podem estar envolvidos: inflamação da fáscia plantar provocada por microtraumas de repetição, avulsão da fáscia plantar, fratura de estresse do calcâneo, neuropatia compressiva dos nervos plantares, atrofia do coxim gorduroso bem como o tipo de calçado utilizado.

Na grande maioria dos pacientes o tratamento conservador, sem cirurgia, é suficiente para permitir o alívio dos sintomas. Na literatura, algumas séries de casos alcançam taxa de sucesso com tratamento conservador a entre 73% e 89%.

O tratamento conservador deve ser direcionado para reduzir o processo inflamatório e inicialmente podemos recomendar um curto período de repouso acompanhado de medicamentos anti-inflamatórios não hormonais (AINH). O tipo de calçado do dia a dia deve ser revisto.

Estudos recentes reforçam que a primeira linha do tratamento conservador deve incluir um programa domiciliar com exercícios para alongamento da fáscia plantar (clique aqui e conheça estes alongamentos). O protocolo tradicional envolve exercícios para alongamentos do tríceps sural (panturrilha) e da fáscia plantar (planta do pé). A fisioterapia pode ser incluída no protocolo de tratamento.